Caro/a Associado/a,
Hoje, dia 15 de abril de 2019 a nossa associação, o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais, comemora sessenta e cinco (65) anos de existência, reafirmando a sua importância para os seus associados, como é já uma referência no panorama associativo do nosso concelho, intervindo diretamente na promoção do bem-estar dos trabalhadores municipais e fomentando, de igual modo, a igualdade social, através de um calendário pleno de atividades de índole desportiva, cultural, educativa e de proteção da saúde.
Quatro fases fulcrais resumem a nossa história…o nosso orgulho…
Em 1954, numa época em que a Administração Local não previa qualquer tipo de apoio social aos trabalhadores, um grupo de funcionários da Câmara Municipal de Cascais e dos Serviços Municipalizados, fundou o Centro de Alegria no Trabalho, filiado na Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho- FNAT, com o nº 353.
O CAT cresceu e desenvolveu-se, sempre assente nas diretrizes na constituição da antiga FNAT, uma organização corporativa da nação, cujo objetivo assentava no “aproveitamento do tempo livre dos trabalhadores, no sentido de auxiliar o seu desenvolvimento moral, intelectual e físico”, proporcionando-lhes “bem-estar e recreação”.
Os primeiros passos entre os anos 1954 e 1974 é a fase da organização admitindo-se associados e realizando as primeiras atividades de carácter recreativo e cultural, designadamente a Festa de Natal destinada aos filhos dos funcionários e serões recreativos da Emissora Nacional. Em 1955 foi fundada uma cantina com o objetivo de proporcionar preços mais acessíveis na aquisição de géneros alimentícios de primeira necessidade. Esta cantina funcionou até 30 de setembro de 2012, altura em que deixou de ser competitiva com as grandes superfícies que, entretanto, se instalaram no concelho. A par destas atividades, também se desenvolveram iniciativas desportivas com equipas de futebol de 11, pesca e de atletismo.
Com as transformações políticas e sociais resultantes do 25 de Abril de 1974, a FNAT deu lugar ao INATEL, Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores. O CAT353 acaba, por obrigação legislativa, aprovar seus Estatutos em 1983, com a designação de Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais, a seguir designado, apenas, por CCD PM Cascais, e é constituído por tempo indeterminado.
As finalidades do CCD passam a ser bastante distantes do que as que esta. Redefinida a sua Missão como “Contribuir para o bem-estar dos Associados, acrescentando valor, enquanto indivíduos integrados numa grande equipa”, guiada pelos valores de: Solidariedade, Liberdade, Rigor, Equidade, Transparência, Sustentabilidade, prende-se em “proporcionar aos seus associados e familiares a satisfação de interesses relacionados com o seu bem-estar promovendo acções de carácter desportivo, cultural, recreativo, económico e de solidariedade social”.
Para esse fim o CCD tem desenvolvido as suas atividades por cinco eixos estratégicos: Social, Cultural, Recreativo, Desportivo e Saúde, desenvolvendo ações económico-sociais, com o apoio da Câmara, tendo ainda em funcionamento e gestão dois refeitórios distribuídos pelo Edifício Cascais Center e Adroana, onde se praticam refeições a preços económicos.
No âmbito da celebração do 65º aniversário promovemos um conjunto de iniciativas de cariz desportivo, cultural e de puro lazer, nomeadamente, o 1º Passeio de Mototurismo a Santiago dos Velhos, Caminhada a Passadiços de Paiva, Torneio de Padel, a promoção de um concurso de fotografia, tendo o seu ponto alto a organização de um Peddy Paper e o almoço convívio, com dezenas de participantes, onde reinou a boa disposição e o espírito de grupo. A animada tarde na Quinta de Pisão, também ficou marcada por uma apresentação de esquetes teatrais, seguida de uma sessão de reconhecimento e agradecimento aos associados que pela sua dedicação se distinguiram no ano transato, no desenvolvimento das actividades do CCD.
Pretendemos, ainda e para reforçar a nossa identidade publicar um livro intitulado”65 anos do CCD”, cuja autoria é de José Fialho e Manuel Eugénio, dois sócios efectivos que, duma forma desprendida e simples apresentam de forma documentada a história da nossa associação, desde a sua criação até ao presente.
A nossa ambição foi e continuará a ser proporcionar aos nossos associados e familiares actividades e apoio social que os façam sentir pertencer a uma família alargada, com todos os que trabalham ou trabalharam (aposentados) na Câmara Municipal de Cascais, Empresas Municipais, Concessionárias Municipais.
Parabéns e Obrigado a Todos!
Direção
Livro em formato Digital