Vamos falar de Segurança e Saúde no Trabalho!
O estudo do trabalho e suas condições tem sido, durante séculos, um dos eixos da política social que diferentes povos têm mostrado como o principal indicador de seu desenvolvimento. Em todos eles, o objetivo não é outro senão a humanização do trabalho através do uso de normas e sistemas organizacionais que permitem que o trabalho seja realizado com o menor esforço possível e com a maior satisfação possível.
O estudo ergonômico dos postos de trabalho, os sistemas organizacionais da empresa, diferentes equipamentos de produção e proteção, bem como as relações com as ferramentas de trabalho são os principais eixos de ação preventiva hoje atribuídos à disciplina chamada “Ergonomia” (adaptação do equipamento ao trabalhador com conforto e segurança).
A sociedade ocidental do trabalho exige níveis cada vez mais elevados de segurança e saúde no local de trabalho e cria, inexoravelmente, desde o momento da conceção dos postos de trabalho, condições de trabalho seguras e saudáveis do ponto de vista físico como mental.
Postura correta ao sentar em frente do computador
Para o seu posto de trabalho existem uma série de recomendações fundamentais na prevenção ou erradicação de do
enças músculo-esqueléticas (dores cervicais, tendinite, escoliose, cifose, lordose, lombalgias, entre outras).
Medidas a adotar
-
De olho no conforto visual!
Para garantir o conforto visual, mantenha o seu visor entre 45 e 55 cm, até ao limite de 70 cm de distância, regulando a altura no máximo, até à sua linha de visão. Sempre que possível procure “descansar” a vista, olhando para objectos (quadros, plantas, aquários, etc.) e paisagens a mais de 6 metros. Evite posicionar o computador perto de janelas, colocando-o perpendicularmente às fontes de iluminação natural e artificial.
-
Punho neutro é fundamental!
Assim como a altura do visor, a do teclado também deve ser regulável. Ajuste-a até que fique ao nível da altura dos seus cotovelos. Use um apoio para pulsos.
-
Pés bem apoiados!
É importante que se possa trabalhar com os pés bem assentes no solo. Se precisar use um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.
-
Dê um descanso às suas costas!
As cadeiras devem possuir espaldar (encosto) de tamanho médio, regulável em altura e inclinação, e o revestimento deve ser macio e forrado com tecido rugoso. É recomendável ainda, que as cadeiras não tenham braços, o apoio deve estar nas mesas para garantir uma postura correta.
Exercícios de descontração
Exercícios simples de descontração muscular, para ajudar a combater dores e tensões durante a utilização de equipamentos dotados de visor (flexão e extensão do pescoço, rotação do pescoço e ombros e esticar os braços).
Adote uma boa postura, com ombros e braços descontraídos. Faça cada exercício com suavidade e DEVAGAR. Mantenha o período de descontração enquanto conta até 10.
Repita os exercícios em cada hora, parando imediatamente se sentir qualquer dor.